UNIVE REALIZA ENTREGA DA 1ª EDIÇÃO DO DIPLOMA DO MÉRITO ESTUDANTIL
O presidente da União dos Estudantes Venceslauense (UNIVE), diretor João Pedro da Paz, entregou, nesta quarta-feira-feira (29/03), o Diploma do Mérito Estudantil, referente ao ano de 2022. A cerimônia, adiada devido à pandemia da Covid-19, homenageou seis personalidades e instituições, escolhidas por seus méritos extraordinários ou contribuição aos estudantes. Para Da Paz, a ocasião agrega à os 3 anos da morte do professor LFG.
A 1ª edição do Diploma do Mérito Estudantil da UNIVE condecorou o vereador, José Cícero de Oliveira da Silva (Lagoa), a enfermeira Grazieli Mosaner Leite Feriani, o vereador e advogado Tácito Alexandre de Carvalho e Silva (Pi), o jurista e procurador Christiano Carrasco Rainho, a auxiliar de enfermagem Ana Maria Fagundes dos Santos e o professor Luiz Flávio Gomes (in memoriam). O Instituto Luiz Flávio Gomes também foi condecorado pela importância da instituição no contexto de enfrentamento à pandemia.
A enfermeira Grazieli Mosaner Leite Feriani fez um discurso em nome dos homenageados e destacou a necessidade de investimento nas áreas de ciência, educação, saúde e tecnologia para o desenvolvimento do país bem como enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde na pandemia e agradeceu o reconhecimento.
A enfermeira esteve à frente do tratamento e do combate à Covid-19, em todos os níveis. Atualmente é chefe do setor de epidemiologia de Presidente Venceslau.
O vice-presidente da UNIVE, Kauã Queiroz, saudou os homenageados e ressaltou a importância de buscar inspiração em atores externos para instituições como a UNIVE. “Nenhuma instituição é estanque, seja ela pública ou privada, e está dissociada das interações sociais que a cercam, nem é imune a fatores externos. Ao contrário, são formadas por indivíduos que naturalmente trazem consigo suas próprias crenças, seus próprios valores e motivações, a influenciar, de modo indelével, o funcionamento desta instituição. E é nesse contexto, de constante respeito, atenção e diálogo para com a sociedade, que a UNIVE busca inspiração em personagens cujas histórias, nas mais diversas áreas do conhecimento e de atuação, são dignas de justiça e merecida admiração”, declarou.
Conheça o perfil dos homenageados com o Diploma do Mérito Estudantil
Nascido em 06 de maio de 1957, na pequena cidade de Sud Mennucci, foi um jurista, professor e político brasileiro. Entre outros cargos, foi promotor de justiça, juiz de direito, advogado e deputado federal pelo PSB. Tornou-se conhecido principalmente por fundar a Rede LFG, primeira rede de ensino telepresencial da América Latina, bem como sua produção acadêmica sobre direito penal e direito processual penal. Publicou mais de 60 livros, tendo o último sido O Jogo Sujo da Corrupção (2017). Foi criador do movimento de combate à corrupção “Quero um Brasil Ético”. Foi comentarista do Jornal da Cultura. Elegeu-se deputado federal no dia 7 de outubro de 2018, com 86.433 votos.
Em setembro de 2019, Luiz Flávio Gomes foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda. Morreu no dia 1 de abril de 2020 em um hospital em São Paulo, aos 62 anos, em decorrência de complicações da leucemia.
O Instituto buscará apoiar, incentivar e investir em projetos em todo o território nacional, com ações direcionadas para a cidade São Paulo e São José do Rio Preto e Região, uma vez que essas regiões têm relação histórica com a vida e desenvolvimento pessoal e profissional de Luiz Flávio.
