Acontecendo Agora:

UNIVE REPUDIA DEMISSÃO DE PROFESSORES NO COLÉGIO COOPERATIVA



O União dos Estudantes Venceslauense (UNIVE) repudia a demissão de dois professores de História/Sociologia no Colégio Cooperativa, em Presidente Venceslau, após os docentes terem exercidos seus direitos de cidadãos por condenarem o discurso de ódio, que propunha inclusive a prática de atos ilegais, e por manifestações em redes sociais. 

A dispensa arbitrária ocorreu na semana passada, com mensagens de WhatsApp, circulando em grupos de pais, que pressionaram a escola por suas demissões, através do Conselho Administrativo.

Não se trata de militância e ou discussão sobre política, trata-se sobre a pedagogia e o livre pensamento, e o direito assegurado no artigo 5° da Constituição Cidadã. 

Diversos estudantes e ex-estudantes saíram em defesa dos professores a UNIVE irá acompanhar de perto o caso, e está tentando dialogar com a escola, e com a APESOP (Sindicato dos Professores). 

Os professores não deixaram de ministrar suas aulas e nem se distanciaram daquilo que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O que fizeram foi condenar o discurso de ódio, atitude que se espera de qualquer docente comprometido com a formação cidadã, e conversar, a pedido dos próprios estudantes, acerca de fatos do cenário nacional. 

Manifestações pacíficas de opiniões e discussões políticas são bem-vindas no ambiente escolar, porque promovem o debate e ajudam na formação do senso crítico. No entanto, gestos de intolerância e violência são absolutamente incompatíveis e devem ser imediatamente rechaçados. Em uma democracia, a liberdade de expressão não abriga agressões e apologias ao ódio e à violência. 

Na contramão do que se espera de uma instituição de ensino, a postura do Colégio Cooperativa, que afirma preparar os alunos para a vida, somente corrobora comportamentos hostis, típicos daqueles que não prezam por uma sociedade mais justa, desenvolvida e inclusiva, baseada no respeito. 

Dessa forma, a UNIVE, que já acompanha o caso por meio do seu departamento jurídico, reitera o seu repúdio aos discursos de ódio e à demissão dos professores e reafirma que não medirá esforços para preservar os direitos da categoria e a liberdade de cátedra.

Presidente Venceslau/SP, 27 de novembro de 2022. 

Diretoria Executiva da União dos Estudantes Venceslauense