Carta aberta aos estudantes de Presidente Venceslau
Presidente da União dos Estudantes Venceslaunse divulgou nesta quarta-feira (17), uma carta aberta aos Estudantes Eleitores de Presidente Venceslau, confira à integra:
Carta aberta aos estudantes de Presidente Venceslau,
A política tem como função central, gerar bem-estar e liberdade para as pessoas e não pode ser instrumento de propagação de guerras ideológicas desarrazoadas. Devemos buscar incessantemente a convivência harmônica entre o respeito à diversidade e a preservação da individualidade; entre a busca da liberdade e a construção da igualdade e entre o desenvolvimento econômico e a assistência social.
Infelizmente, a polarização política no Brasil ganhou contornos insustentáveis e aponta para a necessidade urgente de um agir comunicativo inovador e que promova pontes entre os cidadãos brasileiros.
Representando o espectro ideológico à direita, ou melhor, uma extrema-direita, vemos uma candidatura apoiada em discursos que se aproveitam da insatisfação da população para propor medidas extremistas que fragilizam a democracia. Todos sabem que já fui e sou alvo de violência constante, mas nem por isso me associei a uma linha de pensamento propagadora do extremismo como pseudo-instrumento de pacificação e como meio ameaçador da convivência plural entre os mais diversos segmentos da sociedade.
Do outro lado um espectro ideológico mais à esquerda, vemos uma candidatura que não conseguiu aglutinar as forças progressistas e democráticas do Brasil a qual insiste em rotas políticas viciadas e em não reconhecer erros partidários históricos.
Na União dos Estudantes Venceslauense – UNIVE, queremos ser instrumento do diálogo e da mediação política. Queremos colaborar decisivamente para o Brasil recuperar um centro político propositivo, construtor de políticas públicas progressistas, democráticas e geradoras de uma cidadania de resultado para todas as brasileiras e brasileiros.
Nosso povo pode continuar a esperar da Presidência da UNIVE a mesma independência, transparência e equilíbrio na nossa atuação política. Foram elas os alicerces da construção da UNIVE. E são estes mesmos atributos que não me fazem sentir representado por nenhuma das candidaturas postas para governar o Brasil, as quais aguçam extremos políticos que não fazem bem ao nosso país.
Por isso, minha orientação é que os eleitores procurem pesquisar e analisar cuidadosamente, buscando sempre a verdade, não votando em candidato que tem como plataforma política a mentira e o ódio, direcionando o voto de acordo com seus princípios e consciência.
Neste segundo turno devemos votar, ainda que para fazer oposição, em um nome que ainda represente os valores democráticos, e não no arbítrio e na cassação de direitos, confiante que continuaremos atuando na UNIVE em defesa dos Estudantes e Professores de Presidente Venceslau e com muita independência e diálogo com a população.
João Pedro da Paz
Presidente da União dos Estudantes Venceslauense