Manifesto #EuSouUNIVE

Por João Pedro da Paz *
Queremos fazer o que nunca foi feito antes em Presidente Venceslau, enfrentar os desafios e sempre rumo a um mundo diferente, muito melhor, muito mais igualitário e justo para todos.
Somos a geração que entende a necessidade do fim da polarização ideológica que nos leva em vão à infinitas guerras, e nunca à tão prometida paz. A UNIVE não é um produto partidário, embora seus membros tenham seus próprios pontos de vistas políticos e ideológicos.
Não nos limitamos à uma simples definição, afinal somos muitos, e sabemos o que queremos!
Mas, o que queremos afinal? Queremos um mundo justo, onde as pessoas tenham a mesma igualdade de oportunidade e direitos, para mulheres, negros, LGBTs e toda sorte de pessoas, pois à final é a diversidade que faz esse carnaval gigante ser tão lindo.
Queremos não menos o empoderamento real da juventude. Queremos algo novo, que jamais foi pensado e tão pouco enfrentado nessa sofrida cidade. Precisamos enfrentar os desafios com garra e força de vontade, lutar por educação de qualidade e gratuita.
Em 2013, fomos às ruas pedindo por melhorias, afinal não era só por 20 centavos, era por menos corrupção, mais transparência, mais competência e principalmente a vontade de fazer as coisas acontecerem.
Mas o que houve com os sons das ruas? As panelas? Sumiram? Qual era seu propósito?
Parafraseando à música “Vai Passar” de Chico Buarque:
Num tempo
Página infeliz da nossa
história
Passagem desbotada na
memória
Das nossas novas
gerações
Dormia
A nossa pátria mãe tão
distraída
Sem perceber que era
subtraída
Em tenebrosas
transações
Página infeliz da nossa
história
Passagem desbotada na
memória
Das nossas novas
gerações
Dormia
A nossa pátria mãe tão
distraída
Sem perceber que era
subtraída
Em tenebrosas
transações
Não podemos esquecer jamais “essa parte infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória das novas gerações”. O Brasil, está sob um golpe de estado parlamentar, Michel Temer e sua gangue assaltaram o poder numa tentativa de massacrar os trabalhadores, estudantes e toda a população e principalmente, se salvar da cadeia.
Hoje estamos organizados para preservar os direitos conseguidos até agora e cobrar mais direitos para toda nossa classe.
A matéria prima mais concreta da política, é o sonho e a esperança alinhada com a luta. Estamos prontos para agir! Somos a geração da informação, rápidos em compartilhar o conhecimento que aprendemos diariamente em prol de um mundo melhor!
Sabemos que para mudar o mundo, precisamos ser pragmáticos, o suficiente para de fato mudar às pessoas, começando pelo nosso espaço, em casa, no colégio, na faculdade, na cidade… no Brasil.
Firmes aos nossos ideias, enxergamos a mudança que pode, e virá dos estudantes, assim como foi a derrubada da ditadura militar pela revolução estudantil.
Devemos sempre defender todas as minorias pois elas integram a sociedade, e por essa defesa, não podemos JAMAIS aceitar qualquer tipo de preconceito ou discriminação, algo que merece nosso absoluto repúdio veemente.
Diante de todos os acontecimentos não podemos nos dispersar, precisamos estar unidos para uma gloriosa mudança da realidade. Para obter isso, é necessário construirmos alianças que carreguem os mesmos ideias que os nossos, para uma cidade melhor e um Brasil melhor.
Isso é, depende do empoderamento real da força da juventude, e para que possamos fazer a diferença na vida pelas nossas instituições, e estas que precisam de uma urgente revolução, para um novo olhar para os cidadãos. Defendemos o mesmo que Voltaire, mesmo que não concordemos, defendemos o direito de expressar qualquer opinião divergente.
Este sentimento, cresce à cada dia, atingindo os corações. Isso é correspondido pelos estudantes de Presidente Venceslau quando eles conhecem à União dos Estudantes Venceslauense, estamos lutando pelas causas da juventude, debatendo, integrando, confraternizando, festejando e vivendo plenamente!
A UNIVE nasce para preencher uma lacuna, para completar um espaço que estava vazio. A UNIVE nasce para organizar aqueles que querem mudar a realidade e ser uma peça fundamental na transformação radical no mundo em que vivemos.
A cada desafio, nos sentimentos mais motivados para seguir em frente. Vamos à luta.
Pelos estudantes, pela juventude, por Venceslau, pelo Brasil e pela VIDA!
#EU SOU A UNIVE!
Diretor João Pedro da Paz
Presidente da União dos Estudantes Venceslauense
Presidente da União dos Estudantes Venceslauense
Site: www.joaopedrodapaz.com.br
Facebook: www.facebook.com/JoaoPedroDaPazOficial
Twitter: www.twitter.com/joaopedrodapaz_
Instagram: www.instagram.com/joaopedrodapazoficial
Facebook: www.facebook.com/JoaoPedroDaPazOficial
Twitter: www.twitter.com/joaopedrodapaz_
Instagram: www.instagram.com/joaopedrodapazoficial
* João Pedro da Paz, é professor de Libras, acadêmico de Direito, escritor, ex-presidente de Grêmio Estudantil, fundador e atual presidente da União dos Estudantes Venceslauense.